quinta-feira, maio 31, 2007

O Guerreiro Retoma o Caminho

Você está perdido. E decidiu voltar ao caminho original. O que fazer? Primeiro de tudo, não se desespere. Você não se perdeu de vista - apenas não está onde gostaria de estar, só isso. Visto desta forma é menos angustiante.



Oriente-se. De que lado nasce o sol? Onde se põe? Pelo menos agora, algo está claro: o seu norte. Olhe para o céu. Onde está a Abóboda Celestial? Onde está o cruzeiro do sul? Reconstrua mentalmente o caminho percorrido. Exatamente em que ponto você abandonou o caminho original? Você não está só. Há mais irmãos com você. Peça ajuda a eles; eles certamente atenderão.



Se for noite, não se mexa. Você não sabe o que encontrará na floresta. Talvez encontre guardiães, mas o certo é que espíritos malignos também o ameaçarão. Espere o sol nascer e caminhe durante o dia. Racione a comida, a água, a respiração, as batidas do coração. Pode demorar um pouco para você retomar o caminho. Se for inverno e tudo estiver coberto pela neve, você terá de ser ainda mais cuidadoso. A paisagem é mais nublada, a estrada mais difícil de ser reconhecida. Proteja-se do frio e mantenha os pés, particularmente, aquecidos.



Se tiver ido longe demais, terá de esperar o degelo da primavera para retornar. Enquanto isso, esforce-se para deixar marcas que outros irmãos sejam capazes de reconhecer. Se precisar de ajuda, se precisar ser visto, sobressaia-se. Se estiver realmente perdido, entrar em reclusão não vai ajudá-lo.



Mas, sobretudo, não desista, não negligencie a si mesmo, não se acomode. Senão, o manto glacial da Morte o tomará. Se quiser mesmo voltar, procure por um rio. Mais cedo ou mais tarde, chegará às areias quentes da praia.



Nenhum comentário: